Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial !

Cozinhar é tentar ! As vezes é preciso queimar para acertar o ponto. Salgar para aprender a temperar. Talhar para aprender a homogenizar. Batumar para aprender a assar e errar para aprender a cozinhar ! (Marina de C. Mendes)

18 de julho de 2013

Bentô

O post de hoje, é em homenagem a minha amiga Alline !!!!

Há algumas semanas, ela enviou imagens de marmitinhas japonesas, dando ideia do que postar. Amiga, está é pra vocêeeee !!! 

O termo "bentô" (ben-tô) em japonês significa "lancheira do almoço". Apesar disso, está longe de ser aquela marmita a que estamos acostumados. O objetivo do bentô é montar uma refeição que tenha tanto apelo aos olhos quanto ao paladar. Não é incomum para as mães japonesas prepararem uma lancheira decorada, elaborada e divertida, para incentivar seus filhos a comerem todo o almoço na escola. Se estiver cansado do sanduíche natural que come no trabalho ou quiser deixar seus filhos ansiosos para a hora do recreio, você pode aprender muito com a tradição do bentô.

Passos para montar o bentô:

* Divida a refeição proporcionalmente;
* Consiga uma lancheira de bentô, que já vem dividida em compartimentos, seguindo a proporção tradicional do bentô;
* Escolha alimentos bem coloridos;
* Coloque a comida de modo organizado;
* Faça desenhos e texturas com a comida.

Modelo de uma lancheira de bentô.



Abaixo alguns exemplos.














Boa diversão e refeição !!!

2 comentários:

  1. Ahh, q fofura de post! Menina, eu não sabia que chamava-se Bentô, mto legal! Acho que eu não teria coragem de comer uma marmitinha tão linda assim, dá dó de destruir essa obra de arte! Show, show, show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, será que dá msmo vontade de comer? Sei lá, ao mesmo tempo que é lindo, parece tão artificial.

      Excluir